top of page
Buscar
Luiz Mastropietro

O Mercado de Proximidade é o futuro do Varejo.

Atualizado: 24 de mar. de 2023

O Varejo de proximidade vem crescendo nos últimos anos através de diversas marcas que investem cada vez mais nesse segmento. Para se destacar da concorrência, elas buscam se diferenciar através de uma boa arquitetura comercial, que alia o branding da marca com um trabalho arquitetônico para otimizar o layout desse modelo de loja.


Se você vai cada vez menos às grandes redes de supermercados e prefere ir ao mercadinho mais próximo da sua casa para fazer compras, provavelmente está vivendo um novo momento na forma de consumo. Claro que a pandemia influenciou muito nesse novo padrão, onde utilizamos os aplicativos de delivery para compras maiores e mais volumosas, e os mercados de proximidade para as compras do dia a dia, como um lanche ou um pãozinho para o café da manhã.


As principais marcas do varejo investem no mercado de proximidade.


Esses mercados cresceram muito nos últimos anos e grandes empresas aproveitaram esse momento para expandir suas unidades. Todas as grandes marcas de mercado agora possuem um modelo de proximidade espalhados em pontos estratégicos pelos bairros das principais cidades do Brasil, comoo Carrefour Express, Mini Mercado Extra e o Minuto Pão de Açúcar.




Marcas especializadas no segmento buscam ganhar espaço.


Além disso, existem outras empresas que são focadas apenas nesse modelo de negócio, que é caso daOxxo,que, no Brasil, teve uma expansão agressiva nos últimos dois anos e da Zaitt,considerada a primeira loja autônoma da América Latina, que além de se enquadrar no modelo de mercado de proximidade, se destaca pelo uso de tecnologia em suas lojas, permitindo que todo o processo de compra seja feito na forma de autoatendimento, o que gera uma experiencia diferenciada ao cliente e que inclusive é um dos clientes aqui da PARQT, e você pode conferir alguns dos projetos elaborados clicando no link abaixo:



Enxuto e otimizado para o cliente.


O que esses novos mercados possuem em comum é o fato de apresentarem uma quantidade menor de produtos nas prateleiras,sem tanta variedade de marcas, porém pensada de forma estratégica e com preços acessíveis. Por ser um mercado focado em clientes que entram e saem rapidamente, que, diferente do que acontece na grandes redes, o intuito é não permanecer por muito tempo dentro da loja, eles ganham os clientes por afinidade, pois é muito mais fácil entrar num local que você já sabe exatamente onde estão os produtos de que precisa, otimizando o seu tempo lá dentro, dessa forma, quanto mais mercados de determinada rede esse cliente encontrar pelo seu caminho diário, maiores serão as chances de ele priorizara rede em questão.


Como a Arquitetura Comercial vem sendo sua principal ferramenta?


Não podemos deixar de mencionar o trabalho arquitetônico feito para otimizar o layout desse modelo de loja, ainda mais por estarem localizadas, na grande maioria das vezes, em imóveis considerados pequenos, onde o grande desafio é posicionar todos os mobiliários necessários para comportar o mix de produtos que serão vendidos e ainda priorizar o fluxo e a circulação de pessoas.


Conclusão

A arquitetura comercial é com certeza a maior ferramenta que as marcas estão usufruindo para crescer e conquistar cada vez mais clientes, desde a fachada, que mesmo com alguma limitações, é sempre pensada para impactar e chamar atenção de quem passa, até a distribuição das áreas de apoio e retaguarda, como estoque ou sanitários.

Aqui na PARQT nós somos focados em projetos comerciais e entendemos como esse nicho necessita de muito mais que um projeto arquitetônico, e você pode dar uma olhada em todos os nossos projetos aqui, ou entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida.

Comments


bottom of page